Search
Close this search box.
Top 5 Dicas para otimizar seus estudos

Top 5 Dicas para otimizar seus estudos

Compartilhe com seu amigo concurseiro...

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Fala meu amigo(a) concurseiro(a), beleza? 

Eu sou Igor Lopes e vou passar para você 5 Dicas essenciais para otimizar o seu tempo e melhorar a sua eficiência nos estudos, com qualidade, afinal, os Concursos Públicos hoje em dia estão cada vez mais concorridos e demandam um melhor aproveitamento dos candidatos.

Então, vamos nessa!

Organize as suas tarefas diárias.

5 dicas de português para otimizar os estudos, estudar, melhorar os estudos, como estudar, dicas de estudo, eficiência concursos públicos

Muitos não dão o devido valor para a organização pessoal dos afazeres no dia a dia. É indiscutível que para ter bons resultados nos estudos, no trabalho, na faculdade e até mesmo em momentos de lazer ou distração, tem que ter o devido planejamento, quanto mais àqueles que disputarão vagas muito concorridas nos concursos públicos pelo o Brasil.

Sendo assim, comece a partir de agora, planejar e organizar as suas tarefas diárias e segui-las conforme o planejado, por em prática e realizar as adequações que forem necessárias, além de ser flexível perante os possíveis imprevistos. 

  • Liste seus compromissos com antecedência;
  • Crie metas diárias que sejam possíveis de serem realizadas (pequenas, realistas e progressivas);
  • defina uma ordem de prioridades entre as tarefas (lembre-se que estudar é uma das mais importantes!);
  • estabeleça horários próprios para realizá-las;
  • Tenha consistência para que vire um hábito em sua vida;

Listamos alguns APP’s para te ajudar a realizar o seu planejamento diário:

Elabore o seu Cronograma de Estudos.

planilha de estudos, planilha do aprovado, 5 dicas de português para otimizar os estudos, estudar, melhorar os estudos, como estudar, dicas de estudo, eficiência concursos públicos

Sinceramente, eu não entendo as pessoas que dizem que estão se preparando para concursos e não organizam as disciplinas e o seu tempo de estudo, é bizarro! 

Acima de tudo, o concurseiro que quer se destacar deve organizar seu conteúdo de forma programada, separando um horário para realizar tal objetivo – o de estudar!

Diversifique seu conteúdo (revisões, questões e simulados) e cumpra diariamente seu cronograma de horários pois a disciplina lhe trará consistência, proporcionando a você um estudo mais agradável.

Como  as coisas na nossa vida nem sempre acontecem do jeito que a gente quer ou espera, devemos nos planejar para os possíveis imprevistos que vierem, adequando o nosso cronograma de estudos conforme as necessidades, mas não deixe de cumpri-lo, se não, vai por mim, tudo vira desculpa para não estudar.

Conheça a Planilha do Aprovado! Ela te ajudará a elaborar seu cronograma de estudos, além de te ajudar com o que estudar, o que revisar e identificar seus pontos fracos!

Organize o seu local de estudos.

5 dicas de português para otimizar os estudos, estudar, melhorar os estudos, como estudar, dicas de estudo, eficiência concursos públicos

Parece até brincadeira uma coisa dessa né? Mas, definitivamente, é comprovado que essa é uma das melhores estratégias para ter mais eficiência nos estudos.

Por incrível que pareça, manter seu ambiente de estudos, organizado, limpo e adequado, é fundamental para concentração, evita distrações desnecessárias e faz com que seu rendimento melhore significativamente. 

Além disso, uma questão que poucos comentam, é que um ambiente preparado para o aprendizado, endossa aquela sensação de ânimo, foco e determinação.

Então, não perca tempo! arrume já o seu cantinho e seus materiais de estudos!

Evite interrupções desnecessárias.

5 dicas de português para otimizar os estudos, estudar, melhorar os estudos, como estudar, dicas de estudo, eficiência concursos públicos

Logo após organizar suas tarefas diárias, cronogramas e ambiente de estudos, é hora de começar!

Porém, ao passar alguns instantes, seu telefone começa a tocar, ligação com DDD 011 (o famoso spam indesejado), logo após, seu WhatsApp começa a emitir aquele som característico de mensagem; enquanto isso, seu “squad ” te chama no Discord para jogar uma partida ranqueada… É meus amigos, aí já era viu! (risadas)

Então, ao sentar-se na cadeira, desligue-se do mundo exterior e foque nos seus estudos. É o seu momento! Se for possível, coloque o smartphone no modo silencioso ou até mesmo desligue a internet. 

Sendo assim, evite distrações com o ambiente, televisão ligada, som com o volume alto; o entra e sai de pessoas pode atrapalhar a concentração.

O ideal é que você estude em um local mais isolado, que você tenha o controle do ambiente, por exemplo: o seu quarto, ou algum cômodo da casa que está desativado ou que poucas pessoas utilizam.

Material de Qualidade. 

5 dicas de português para otimizar os estudos, estudar, melhorar os estudos, como estudar, dicas de estudo, eficiência, concursos públicos

Esse é um dos diferenciais dos candidatos que são aprovados em concursos públicos. Em outras palavras, um bom conteúdo que atenda e engloba todas às diretrizes disciplinares do seu edital, faz toda a diferença.

Sendo assim, um material de estudo de qualidade, possui, dentre outras, as seguintes características: 

  • Conteúdo atualizado;
  • Didática objetiva e de fácil compreensão;
  • Dicas e instruções sobre os detalhes específicos do conteúdo que muitas vezes é cobrado nas provas;
  • Material complementar de estudo (você pode, através de suas pesquisas ou outros recursos, reforçar o conteúdo programático de estudo, desde que você não perca tempo estudando conteúdos que não estão previstos no seu edital – Fique atento!);
  • Questões e Simulados (de preferência os da Banca organizadora do concurso).

Com essa questão, nós podemos te ajudar, conheça os nossos Materiais de Estudos e Cursos online. São eles que vão ajudar na sua jornada rumo a APROVAÇÃO!

Um forte abraço!

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS

Como estudar para o concurso da PMMG? O que estudar para o concurso da Caixa? 5 dicas para a prova do Concurso Nacional Unificado! CONCURSO PM SP 2023: 5 dicas importantes! Fazer faculdade ou estudar para concursos?