Search
Close this search box.
Vale a pena fazer Curso Sequencial para concursos em 2023

Vale a pena fazer Curso Sequencial para Concursos em 2023?

Compartilhe com seu amigo concurseiro...

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste post, vamos apresentar as vantagens e desvantagens do Curso Sequencial e destacar pontos importantes que você deve considerar antes de fazer essa escolha. Confira a seguir!

Curso superior Sequencial + Tecnólogo em Recursos Humanos

Curso Superior Sequencial + Tecnólogo em Recursos Humanos

Invista no seu futuro profissional com um Curso Superior Sequencial + Tecnólogo em Recursos Humanos. Dê um impulso na sua carreira agora mesmo!

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Curso sequencial Online completo, de curta duração e aceito pelo MEC. Aceito pelas instituições: PMGO, PMMG, PCGO, PPGO e outras instituições.

Curso online - EAD - Supletivo EJA - Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio - Ensino Fundamental - Reconhecido pelo MEC e CEE - Certificado

Curso Supletivo EJA

Não espere mais para realizar o seu sonho de concluir seus estudos! Conheça agora mesmo o curso Supletivo EJA e dê um importante passo rumo ao seu futuro!

Não é novidade para ninguém que a carreira pública é uma das mais desejadas do mercado, pois pode proporcionar a tão sonhada estabilidade financeira. Por consequência disso, a concorrência acaba se intensificando gradativamente. 

Em paralelo, é perceptível que as instituições públicas, através de concursos, estão exigindo cada vez mais qualificação específica dos seus candidatos e isso faz com que busquem se adequar para poder assumir os cargos pretendidos.

Além disso, a Lei Complementar 168 de 2022 trouxe mudanças significativas no Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, prevendo a exigência de curso de nível superior, onde as corporações têm o prazo de 2 anos para cumprir as novas disposições legais. 

Neste contexto, cabe ressaltar que a Polícia Militar de Minas Gerais exige qualificação de nível superior desde o Edital DRH/CRS nº 10/2015 – CFSd Interior.

Levando em conta essa situação, surge uma alternativa, o Curso Superior Sequencial, que tem sido escolhido por muitos concurseiros por ser mais acessível e de breve duração em comparação com as outras modalidades disponíveis. 

Mas afinal de contas…

O que é Curso Sequencial?

Os Cursos Sequenciais são cursos de nível superior, regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Resolução CNE/CES nº 1, de 2002. 

Eles têm uma estrutura curricular mais flexível, com foco em áreas específicas do conhecimento e uma duração menor em relação aos cursos de graduação tradicionais, o que pode variar de 3 meses a 1 ano.

Quais são as vantagens?

Uma das principais vantagens dos Cursos Sequenciais é a sua acessibilidade em termos financeiros. Em geral, são mais econômicos em comparação com os cursos de graduação tradicionais, o que pode ser uma opção interessante para aqueles que buscam uma formação de nível superior, mas têm recursos financeiros limitados. 

Além disso, a duração mais curta dos Cursos Sequenciais pode ser uma opção atrativa para aqueles que desejam adquirir uma qualificação específica em um curto período de tempo.

Pontos a destacar

É importante considerar alguns pontos antes de optar por um Curso Sequencial para concursos públicos em 2023. 

Primeiramente, é fundamental verificar os requisitos específicos dos concursos aos quais você pretende se candidatar. Nem todos os concursos aceitam a formação em Curso Sequencial como requisito mínimo de qualificação. 

Portanto, é essencial verificar se o curso que você pretende fazer é reconhecido e aceito pelo órgão ou instituição responsável pelo concurso público.

Outro aspecto importante é avaliar as possibilidades de progressão na carreira pública com um Curso Sequencial. Enquanto pode ser uma opção válida para ingressar em determinados cargos, pode haver restrições quanto à progressão na carreira, já que alguns cargos públicos exigem graduação completa para promoções e ascensão profissional.

Além disso, é fundamental pesquisar a qualidade e reputação da instituição de ensino que oferece o Curso Sequencial. Nem todos os cursos sequenciais são reconhecidos pelo MEC e garantem a qualidade do ensino, o que pode impactar negativamente na validação do curso pelos órgãos responsáveis pelos concursos públicos.

Outro ponto a considerar é que, apesar da duração mais curta, os Cursos Sequenciais podem exigir uma carga horária intensiva e demandar dedicação e empenho por parte do estudante. 

É importante ter em mente que a qualificação obtida em um Curso Sequencial pode ser específica e limitada a determinada área do conhecimento, o que pode não ser suficiente para todos os concursos públicos.

Por fim, é importante ressaltar que a escolha por um Curso Sequencial deve ser feita de forma consciente e alinhada aos objetivos e requisitos dos concursos públicos aos quais se pretende concorrer. 

É fundamental buscar informações detalhadas sobre a validação do curso, a instituição de ensino, a carga horária, o conteúdo programático e os requisitos específicos dos concursos pretendidos.

Quer saber mais sobre o assunto?

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada - Curso Sequencial Online Completo - 3 meses - EAD - aceito pelo MEC - certificado de nível superior - PM MG - PM GO - PC GO - PC MT - PC ES - PP GO
Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Vale a pena?

O Curso Superior Sequencial pode ser uma boa opção para quem busca qualificação específica, e enfrenta limitações financeiras ou de tempo. 

No entanto, é importante verificar se o concurso que você pretende fazer aceita o curso sequencial como requisito de entrada. Se for o caso, então vale a pena considerá-lo como uma alternativa viável.

Curso Sequencial vale a pena?

Um forte abraço – Que a “posse” esteja com você!

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS

Como estudar para o concurso da PMMG? O que estudar para o concurso da Caixa? 5 dicas para a prova do Concurso Nacional Unificado! CONCURSO PM SP 2023: 5 dicas importantes! Fazer faculdade ou estudar para concursos?