Search
Close this search box.
Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada - Artigo

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Compartilhe com seu amigo concurseiro...

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste post iremos destacar as principais informações e tirar as suas dúvidas sobre o Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada, para te ajudar a decidir se vale a pena ou não.

Pelo menos uma vez na vida, muitas pessoas sonham ou pensam em fazer parte dos órgãos da Segurança Pública, seja Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal ou até mesmo Guarda Municipal. 

Grande parte dos concursos da área da segurança que estão sendo publicados ultimamente, estão exigindo escolaridade de nível superior de seus candidatos, isso faz com que busquem alternativas para se adequar aos novos requisitos. 

Neste contexto, surge uma alternativa, o Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada, que tem sido escolhido por muitos concurseiros por ser mais acessível e de breve duração em comparação com as outras modalidades disponíveis. 

Curso superior Sequencial + Tecnólogo em Recursos Humanos

Curso Superior Sequencial + Tecnólogo em Recursos Humanos

Invista no seu futuro profissional com um Curso Superior Sequencial + Tecnólogo em Recursos Humanos. Dê um impulso na sua carreira agora mesmo!

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Curso sequencial Online completo, de curta duração e aceito pelo MEC. Aceito pelas instituições: PMGO, PMMG, PCGO, PPGO e outras instituições.

Curso online - EAD - Supletivo EJA - Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio - Ensino Fundamental - Reconhecido pelo MEC e CEE - Certificado

Curso Supletivo EJA

Não espere mais para realizar o seu sonho de concluir seus estudos! Conheça agora mesmo o curso Supletivo EJA e dê um importante passo rumo ao seu futuro!

Mas afinal de contas…

O que é Curso Sequencial?

Curso superior sequencial ou curso sequencial (como é popularmente conhecido) é uma modalidade de curso de nível superior e a sua conclusão conduz a um certificado de nível superior.

O que é Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada?

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada é um curso que corresponde a uma das modalidades do ensino superior, cuja finalidade é proporcionar a capacitação profissional para atuar na área da segurança, seja pública ou privada.

Para quem é indicado?

Dentre outras, podemos destacar 2 indicações principais.

Concursos Públicos

O Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada é indicado para aqueles que queiram prestar concursos na área da segurança pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal (Agente Penitenciário), Guarda Civil e Bombeiros.

Além de conter as matérias relacionadas aos diversos concursos existentes, as quais agregam valor na preparação do candidato, também conta com a duração reduzida e o investimento inicial menor em relação às outras modalidades.

Mercado de Trabalho

O Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada também é indicado para aqueles que queiram agregar valor na carreira profissional, além da possibilidade de exercer a função de gestor, com foco no planejamento, supervisão de projetos, relacionados à segurança pública e patrimonial, que contribuam para a harmonia social e melhoria da qualidade de vida da coletividade.

É reconhecido pelo MEC?

Caso você queira uma resposta rápida e simples, a resposta é: sim. No entanto, vamos pontuar algumas questões para tirar as suas dúvidas! 

Os cursos sequenciais estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), e fazem parte de uma das 4 modalidades do ensino superior, as quais são:

  • Cursos Sequenciais
  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Extensão

Para que um curso sequencial seja reconhecido pelo MEC, deverá ser ofertado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada, com um ou mais cursos de graduação reconhecidos pelo MEC.

Geralmente, as instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC, estabelecem parcerias com empresas relacionadas a concursos, tornando-as em um polo de ensino à distância – EAD, autorizado a prestar esse tipo de serviço (fornecer o curso superior sequencial).

Entretanto, vale ressaltar que o curso sequencial, por si só, não depende de prévia autorização e não estará sujeito a reconhecimento, uma vez que esses processos serão realizados posteriormente por amostragem.

Concursos Públicos

Em relação aos concursos públicos na área de segurança, o Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada é uma excelente opção para aqueles que querem prestar concursos e não possuem curso de nível superior, pois:

  • Duração – de 3 a 12 meses;
  • EAD – Ensino à distância – (online);
  • Certificado de Nível Superior;
  • Aceito em diversos concursos;
  • Reconhecido pelo MEC – (Ministério da Educação)

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada - Curso Sequencial Online Completo - 3 meses - EAD - aceito pelo MEC - certificado de nível superior - PM MG - PM GO - PC GO - PC MT - PC ES - PP GO
Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Quais polícias aceitam curso sequencial?

Atualmente, as seguintes instituições aceitam curso superior sequencial:

  • Polícia Militar de Minas Gerais – PM MG
  • Polícia Civil de Goiás – PC GO; 
  • Polícia Militar de Goiás – PM GO;
  • Polícia Penal de Goiás – PP GO;
  • Polícia Civil do Espírito Santo – PC ES;
  • Polícia Civil do Mato Grosso – PC MT;

Para saber se o curso sequencial é aceito, deve-se analisar a lei orgânica do órgão em que se pretende realizar o concurso, além de observar os requisitos exigidos pelo edital.

Deve-se considerar que a lei orgânica dos órgãos de segurança pública tem prevalência sobre o edital, pois, em tese, o edital publicado não deve impor condições que contradizem ou dê significado distinto ao que exprime a lei.

Em resumo: 

  • Se o edital não especificar, o curso sequencial será aceito; 
  • se especificar “graduação”, não será aceito.

Veja a seguir um exemplo prático descrito no edital da PMMG – CFSd 2023:

“No caso de apresentação de declaração ou certificado, o candidato terá o prazo máximo de 06 (seis) meses para apresentar o diploma, sob pena de cancelamento da matrícula, exceto para os cursos sequenciais, cuja comprovação da formação recebida se dará por meio de certificado, conforme Resolução nº 01, de 22 de maio de 2017, da Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional da Educação”

Qual a diferença entre curso sequencial e graduação?

A principal diferença entre curso sequencial e graduação é que no Curso Sequencial você obtém o Certificado de nível superior e na Graduação você obtém o Diploma de nível superior.

A graduação possui maior duração em comparação aos cursos sequenciais por haver uma grade curricular mais extensa, com disciplinas e conteúdos práticos voltados à capacitação profissional e acadêmica. 

O investimento necessário para cursar uma graduação geralmente é maior, pois, dentre outros fatores, ao concluir uma graduação o indivíduo recebe um título universitário de bacharel, licenciado ou tecnólogo, que o possibilita realizar uma pós-graduação. Já a modalidade de curso sequencial não possui essa característica.

Qual a diferença entre certificado e diploma?

A principal diferença entre certificado e diploma é que o certificado possui a finalidade de atestar a participação ou a conclusão de um curso. Já o diploma é um documento formalizado, que habilita o titular a exercer uma profissão.

No caso do curso superior sequencial, o certificado será emitido pela própria instituição que o ministrou. 

Para que o certificado seja reconhecido pelo MEC, basta que a instituição de ensino superior seja credenciada e tenha um ou mais cursos de graduação reconhecidos.

Quem pode fazer curso superior sequencial gestão em segurança pública e privada?

Para poder realizar um curso sequencial os interessados devem preencher 2 requisitos básicos:

  • Possuir Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Atender as normas estabelecidas pela instituição de ensino.

Quer saber mais sobre o assunto?

Caso tenha mais alguma dúvida, comente aqui em baixo ou entre em contato conosco. Estamos à disposição para te responder! 

Curso Sequencial vale a pena?

Que a “posse” esteja com você!

Um forte abraço!

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS

Como estudar para o concurso da PMMG? O que estudar para o concurso da Caixa? 5 dicas para a prova do Concurso Nacional Unificado! CONCURSO PM SP 2023: 5 dicas importantes! Fazer faculdade ou estudar para concursos?