Search
Close this search box.
Como entrar no concurso da PMMG

Como entrar na PMMG?

Compartilhe com seu amigo concurseiro...

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste post nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais e você vai saber, de uma vez por todas, sobre o que você precisa fazer para ingressar na PMMG! 

O sonho de muitos jovens no Brasil é fazer parte da polícia militar e em Minas Gerais não é diferente. Sendo assim, um dos concursos mais concorridos do país é o da PMMG, que se destaca pelo profissionalismo e o reconhecimento nacional.

Uma dúvida comum entre os concurseiros que querem compor as fileiras da PMMG, é a seguinte: “Como eu faço para entrar na PMMG?”. Nós vamos fazer um passo a passo completo e no final responder as suas dúvidas.

Como entrar na PMMG?

A forma correta para poder ingressar na Polícia Militar de Minas Gerais é através de um Concurso Público, que ocorre a cada 1 ou 2 anos, para o cargo de praças (Soldado) e ocorre, todo ano, para o cargo de oficial (Tenente).

Então, o primeiro passo é se organizar e se preparar para as provas e demais etapas, além de atender os requisitos exigidos pelo edital.

Como estudar para o concurso da PMMG?

Muitos concurseiros começam a estudar para o concurso da PMMG sem um planejamento específico e esperam conseguir, no final, a tão sonhada aprovação.

Saiba que as coisas não são tão simples assim, pois para conseguir a aprovação, não é “apenas estudar”, aliás, quem dera fosse. 

A primeira coisa a se fazer é:

Baixar e estudar o edital

O edital é o seu manual do concurso, é ele quem guia toda a sua preparação, da inscrição à matrícula no curso de formação policial. É nele que estão todas as “regras do jogo”.

Conhecer o edital é fundamental pois é através dele que você vai desenvolver toda a sua estratégia de aprovação. Com isso, tenha em mente as seguintes informações:

  • Requisitos 
  • Calendário de Atividades
  • Programa de Matérias

Em posse dessas informações você tem a base necessária para poder se planejar para o concurso.

Analisar o perfil da banca

Outro ponto importante, que é esquecido ou negligenciado pela maioria dos concurseiros, é analisar o perfil da banca. Sabendo o perfil da CRS – Centro de Recrutamento e Seleção da PMMG, você terá um norte a seguir que irá aprimorar a sua preparação para a prova objetiva

Ao traçar o perfil da banca, você estará familiarizado com o estilo das questões e a forma com que a CRS aborda os assuntos previstos no programa de matérias.

“Beleza, mas como eu faço isso?”

Para desvendar o perfil da banca, você deve:

  • fazer a última prova do concurso da PMMG;
  • fazer as questões mais recentes (últimos 2 anos), de autoria da CRS, de cada disciplina prevista no último edital.

Você pode se perguntar: “mas eu nem estudei as matérias ainda; como eu posso acertar?”

Eu te respondo: – este é um dos segredos que muitas pessoas que são aprovadas em concursos não te contam. “O intuito aqui não é somente saber como você está em cada matéria, e sim, analisar, interpretar e compreender, ter a noção objetiva, baseada na sua análise, de como serão as questões no dia da prova”.

Montar o material de estudos

Um dos fatores mais importantes, que são fundamentais para a sua aprovação, é ter em mãos um bom material de estudos. Quando dizemos bom, não queremos dizer CARO!

Muitos candidatos acham que os seus materiais caríssimos de estudos, por si só, vão trazer a aprovação e isso não é verdade! 

Você precisa de um material de estudos que atenda às suas necessidades, que seja objetivo, completo e de fácil compreensão, e é por isso indicamos esses, que além de atender às suas necessidades, são excelentes custos benefícios para as pessoas que querem mudar de vida.

curso preparatório online para o concurso público da polícia militar de Minas Gerais PM MG 2023 para o cargo de soldado

Curso Preparatório Polícia Militar de Minas Gerais - Soldado

Curso preparatório online para o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Soldado.

apostila completa para o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais PMMG para o cargo de soldado teoria e questões

Apostila Polícia Militar de Minas Gerais - Soldado

Apostila completa para o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para o cargo de Soldado. O material foi elaborado por professores especialistas em concursos.

Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Curso Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada

Curso sequencial Online completo, de curta duração e aceito pelo MEC. Aceito pelas instituições: PMGO, PMMG, PCGO, PPGO e outras instituições.

Basicamente, você tem que ter em mãos:

  • Videoaulas
  • Conteúdo da aula (PDF)
  • Caderno de revisões
  • Banco de questões 
  • Simulados

Com estes materiais em mãos, agora você pode montar o seu cronograma de estudos!

Cronograma de Estudos

Elaborar um cronograma de estudos é outro fator importante que você deve ficar atento. Organize as disciplinas conforme a relevância na sua prova, ou seja, pela quantidade de questões e, além disso, monte a sua grade, intercalando-as.

É necessário entender que o seu cronograma de estudos funcionará como um ciclo semanal de estudos, flexível, onde as disciplinas não estão fixas nos dias da semana.

Para isso, nós aconselhamos você a conferir o vídeo mais completo do Youtube, como estudar para o concurso da PMMG 2024!

Quais são os requisitos para entrar na PMMG?

De acordo com o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG) e o último edital do concurso da PMMG, os requisitos necessários para o ingresso na instituição, são:

  • Ser brasileiro: para o cargo de praças (soldado) pode ser nato ou naturalizado; para o cargo de oficiais (tenente), apenas nato.
  • Ter nível superior de escolaridade: para o cargo de praças pode ser o Curso Sequencial; para oficiais, apenas bacharelado em Direito.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • Ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade: na data da inscrição, ou seja, você pode ter 30 anos, 11 meses e 29 dias; você não pode ter 31 anos na data da inscrição.
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação válida CNH, no mínimo na categoria “B”: pode ser permissão para dirigir (PPD) de categoria “B”.
  • Possuir idoneidade moral;
  • Ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros): para ambos os sexos e concursos.
  • Ter sanidade mental.
  • Ter aptidão física.
  • Ser aprovado em avaliação psicológica.
  • Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

Como são as etapas do concurso da PMMG?

O concurso da Polícia Militar de Minas Gerais terá 3 fases.

  • 1ª FASE: Prova de conhecimentos (prova objetiva) – caráter: classificatório e eliminatório.
  • 2ª FASE: Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde – caráter: eliminatório.
  • 3ª FASE: Avaliação Física Militar (AFM) – caráter: classificatório e eliminatório.

Serão convocados para as Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde (2ª fase) do concurso os candidatos mais bem classificados e não eliminados na 1ª fase, na proporção de 1,8 (um vírgula oito) candidatos por vaga para ambos os sexos em cada região.

1ª Fase: Prova Objetiva

A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório, terá valor total de 100 pontos e conterá 50 questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 alternativas de resposta, devendo ser marcada apenas 01 como correta. 

Cada questão terá o valor de 02 pontos, podendo haver a interdisciplinaridade entre o programa de matérias, estando o conteúdo assim distribuído:

  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Literatura: 05 questões
  • Noções de Língua Inglesa: 05 questões
  • Noções de Direito e Direitos Humanos: 10 questões
  • Raciocínio Lógico-Matemático: 10 questões

Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver o mínimo de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva ou não obtiver classificação suficiente para convocação para a 2ª fase.

2ª Fase: Avaliação Psicológica

Serão convocados para submissão à 2ª fase do concurso os candidatos mais bem

classificados e não eliminados na 1ª fase, conforme critérios estabelecidos no edital, observando-se rigorosamente a ordem decrescente de notas obtidas na prova objetiva, na proporção de 1,8 (um vírgula oito) candidatos por vaga para ambos os sexos em cada região, sendo incluídos todos os candidatos, porventura, empatados na nota de corte.

As avaliações psicológicas, de caráter eliminatório, poderão ser realizadas em Belo Horizonte ou outras cidades da Região Metropolitana, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização das avaliações.

As avaliações psicológicas compreenderão, no mínimo: 

  1. teste de personalidade; 
  2. teste de inteligência; e 
  3. dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. 

A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas, se houver.

3ª Fase: Avaliação Física Militar (AFM)

Serão convocados para a Avaliação Física Militar (3ª fase) os candidatos mais bem classificados e não eliminados na 1ª e 2ª fases, na proporção de 1,2 (um vírgula dois) candidatos por vaga, sendo incluídos todos os candidatos, porventura, empatados na nota de corte.

A Avaliação Física Militar (AFM) do concurso da PMMG será de caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% de rendimento em cada modalidade (12 pontos) para aprovação. Já para a modalidade Pista de aptidão física policial militar (PAFPM) a pontuação mínima para aprovação é de 06 (seis) pontos, conforme tabelas a seguir, aplicáveis a todos os candidatos:

Tabela de força e resistência abdominal (tipo remador)

tabela força muscular masculina e feminina abdominal remador pmmg soldado cfsd 2023

Tabela de força e resistência na flexão de braços na barra fixa (estática e dinâmica)

tabela de força muscular dos membros superiores flexão de braços barra fixa soldado pmmg cfsd 2023

Tabela de resistência cardiorrespiratória (corrida de 2.400 metros)

tabela resistência aeróbica corrida 2400 soldado pmmg cfsd 2023

Pista de aptidão física policial militar (PAFPM)

Pista de aptidão física policial militar (PAFPM)
Pista de Aptidão Física Policial Militar (PAFPM)

Provas e Gabaritos

Baixe aqui as provas anteriores e os gabaritos que já foram aplicados no concurso da PMMG

Assuntos relacionados: como entrar na pmmg, como ingressar na pmmg, como fazer para entrar na pmmg, concurso pmmg, concurso da pmmg, concurso policia militar mg, como passar na pmmg, concurso pmmg 2024, concurso da pmmg 2024, concurso pmmg soldado, concurso pmmg soldado 2024, policia militar mg, como passar no concurso pmmg, pmmg como passar no concurso, pmmg como entrar, pmmg como passar na prova, como passar na prova pmmg, pmmg concurso, pmmg crs, pmmg aceita curso sequencial, pmmg altura minima, pmmg requisitos, requisitos pmmg, pmmg aceita seqeuncial, pmmg banco de provas, pmmg idade máxima 35 anos, pmmg materias, pmmg nota de corte, pmmg provas anteriores, pmmg precisa de curso superior, pmmg psicologico, quantos anos,

Perguntas Frequentes (FAQ)

  • Como entrar na PMMG?

    A forma correta para poder ingressar na Polícia Militar de Minas Gerais é através de um Concurso Público, que ocorre a cada 1 ou 2 anos, para o cargo de praças (Soldado) e ocorre, todo ano, para o cargo de oficial (Tenente).

  • Quais são as etapas do concurso da PMMG?

    O concurso da Polícia Militar de Minas Gerais terá 3 fases.
    1ª FASE: Prova de conhecimentos (prova objetiva) – caráter: classificatório e eliminatório.
    2ª FASE: Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde – caráter: eliminatório.
    3ª FASE: Avaliação Física Militar (AFM) – caráter: classificatório e eliminatório.

  • O concurso da PMMG aceita o Curso Sequencial?

    Sim, o curso sequencial é aceito pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para o cargo de praças (Soldado), desde o CFSd 2016; conforme dispõe os últimos editais: “…os cursos sequenciais, cuja comprovação da formação recebida se dará por meio de certificado…”.

  • Quais são os concursos anteriores?

    Os concursos anteriores da PMMG são: CFSd – 2024,  CFSd – 2023,  CFSd – 2019, CFSd – 2017, CFSd – 2016, CFSd – 2015, CFSd – 2014, CFSd – 2010 e CFSd – 2009…

  • O Curso Sequencial pode deixar de ser aceito?

    Para que o Curso Sequencial não seja mais aceito pela PMMG, deve ser feita uma alteração no Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, pelos deputados estaduais, informando que a modalidade de Ensino Superior exigida para o ingresso nos cargos é graduação ou diploma. Porém, atualmente, não há uma iniciativa parlamentar prevista.

  • Qual é a banca do concurso da PMMG?

    A banca responsável pela organização e realização dos concursos da Polícia Militar de Minas Gerais, provas e demais fases, é o Centro de Recrutamento e Seleção (CRS).

  • A PMMG aceita nível médio?

    Não, a partir do CFSd 2016, a PMMG não aceita como requisito de ingresso ou posse no cargo, o nível médio de escolaridade. Para poder ingressar, você precisa de nível superior, podendo ser: Graduação ou Curso Sequencial.

  • Qual a nota de corte do concurso PMMG?

    A nota de corte para poder seguir na segunda fase do concurso da PMMG pode variar, pois dependerá das regiões e vagas disponíveis, além de não haver mais restrição de vagas entre o sexo masculino e o feminino. A tendência é que aumente a concorrência e por consequência a nota de corte, variando entre 75% a 85% dos pontos totais da prova objetiva.

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS

Como estudar para o concurso da PMMG? O que estudar para o concurso da Caixa? 5 dicas para a prova do Concurso Nacional Unificado! CONCURSO PM SP 2023: 5 dicas importantes! Fazer faculdade ou estudar para concursos?