Search
Close this search box.
12 dicas de como estudar para as provas da CESPECEBRASPE!

12 dicas de como estudar para as provas da CESPE/CEBRASPE!

Compartilhe com seu amigo concurseiro...

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A banca CESPE/CEBRASPE é conhecida por ser uma das mais temidas pelos candidatos em concursos públicos. Com seu método de avaliação diferenciado, que consiste em questões de certo e errado com pontuação negativa para as respostas erradas, muitos candidatos sentem-se inseguros ao enfrentar essa banca. No entanto, seguindo algumas dicas infalíveis, é possível aumentar as chances de sucesso nas provas da CESPE/CEBRASPE.

Conheça o estilo da banca

O primeiro passo para ter sucesso em uma prova da CESPE/CEBRASPE é conhecer o estilo da banca, ou seja, a maneira que ela aborda os conteúdos que compõem o edital. 

Acesse as provas anteriores, observe as questões e o tipo de cobrança da banca. Isso ajudará a entender como a banca cobra as matérias e, consequentemente, ajudará a se preparar de forma mais eficiente.

Estude as leis

A banca CESPE/CEBRASPE tem uma forte tendência a cobrar as diversas leis que regem as matérias em que os candidatos são avaliados, podendo abordar dois ou mais assuntos, de matérias distintas, em uma mesma questão.

Por isso, é fundamental estudar e memorizar as leis, decretos e portarias. É importante saber interpretar e aplicar as normas, para não errar as questões que abordam a legislação.

livro ebook ciclo eara fernando mesquita blog do concurso público online curso preparatório material de estudo como estudar para concurso

Ciclo EARA - 3ª Edição

Este livro vai mudar a sua vida! Não é atoa que é um dos Best Sellers  mais vendidos e indicados para quem quer passar nos Concursos Públicos mais concorridos do Brasil!

e-book livro digital Introdução ao Mundo do Direito Cintia Brunelli pdf

Introdução ao Mundo do Direito

Conheça o ebook Introdução ao mundo do direito, a maneira mais leve e didática de aprender direito sem sofrer.

pacote completo combo macetes do concurseiro concursos públicos

Macetes do Concurseiro

Pacote Completo com as melhores Dicas, Mapas Mentais, Mnemônicos, além de contemplar os diversos conteúdos cobrados em Concursos Públicos.

Aprenda a interpretar textos

Outra característica da banca é a cobrança de questões que exigem uma interpretação mais aprofundada do texto. Por isso, é fundamental desenvolver a leitura e a compreensão de textos, identificando as informações mais relevantes e respondendo de forma precisa às questões propostas.

Treine a resolução de questões

A resolução de questões é uma das melhores formas de se preparar para as provas da CESPE/CEBRASPE. Por meio da resolução de questões, é possível familiarizar-se com o perfil da banca, conhecer as matérias que são cobradas com maior frequência ou que se destacam, além de testar os conhecimentos adquiridos durante a preparação.

Atente-se aos detalhes

Na CESPE/CEBRASPE, os detalhes fazem toda a diferença. Por isso, é fundamental ler atentamente as questões, observando as palavras-chave e as informações relevantes para a resolução. 

Além disso, é importante prestar atenção quanto ao significado das palavras empregadas no contexto específico abordado pela questão. Ademais, foque em alguns termos, como: se, se não, exceto, salvo, incorreto(a)…

Faça revisões constantes

A revisão é fundamental para fixar os conhecimentos e garantir a retenção do conteúdo estudado. Por isso, é importante reservar um tempo para revisar o que já foi estudado, fazendo resumos, questões, esquemas e revisando as leis e os conceitos importantes.

Lembre-se que você deve fazer revisões periódicas. Não adianta ter estudado toda a matéria sem ter feito revisões, pois no dia da prova você dificilmente se lembrará dos detalhes específicos do conteúdo assimilado.

Planilha do Aprovado - PDA - Versão Global

Mantenha a calma e a confiança

A CESPE/CEBRASPE é uma banca que exige concentração e tranquilidade para responder às questões com precisão. Portanto, mantenha a calma, respire fundo e confie no seu preparo.

Esteja atualizado

A CESPE/CEBRASPE costuma cobrar questões que envolvem acontecimentos recentes e temas atuais. Por isso, é importante estar atualizado e acompanhar as notícias sobre a área em que se está estudando. Além disso, é importante estar atento às mudanças nas leis e normas, que também podem ser cobradas na prova.

Aprenda a lidar com a pressão

A pressão é uma das principais características das provas da CESPE/CEBRASPE, uma vez que a pontuação negativa pode penalizar os candidatos que erram muitas questões. Para lidar com essa pressão, é importante treinar a resolução de questões em ambiente simulado, que ajuda a desenvolver a habilidade de lidar com o tempo e a pressão.

Dedique tempo ao estudo da língua portuguesa

A língua portuguesa é uma das matérias mais cobradas pela banca CESPE/CEBRASPE. Por isso, é importante dedicar tempo ao estudo da gramática, ortografia, pontuação e interpretação de texto. Além disso, é importante praticar a produção de textos, para se familiarizar com as exigências da banca em relação à escrita.

Curso de Português completo para concursos - português do 0 a 100 - Décio Terror Filho - Língua Portuguesa

Use a lógica

A banca CESPE/CEBRASPE costuma elaborar questões que exigem raciocínio lógico e dedutivo. Por isso, é importante desenvolver essa habilidade durante a preparação, treinando a resolução de problemas e exercícios que estimulem o pensamento lógico.

Crie um cronograma de estudos

Por fim, e não menos importante, é importante criar um cronograma de estudos para organizar o tempo de preparação e garantir a cobertura de todas as matérias. É importante estabelecer metas realistas e cumprir os prazos, para evitar acumular conteúdo e ter que estudar tudo de última hora.

Se você deseja aumentar suas chances de sucesso em provas da CESPE/CEBRASPE e conquistar sua vaga em uma carreira pública, é fundamental seguir as dicas infalíveis apresentadas neste artigo. E se você deseja se aprofundar ainda mais nos estudos para concursos, conheça o livro “Como Passar em Provas e Concursos“, que oferece as melhores estratégias para otimizar seu tempo, aprimorar seu desempenho e alcançar a aprovação. Invista em seu futuro!

Um forte abraço – Que a “posse” esteja com você!

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS

Como estudar para o concurso da PMMG? O que estudar para o concurso da Caixa? 5 dicas para a prova do Concurso Nacional Unificado! CONCURSO PM SP 2023: 5 dicas importantes! Fazer faculdade ou estudar para concursos?